quarta-feira, 8 de julho de 2009

Acne em recém nascidos? Como assim?

Meu menino, com espinhas! Praticamente um adolescente com 3 semanas de vida!

Brincadeiras a parte. Meu bebê esta´com o rosto cheio de pontinhos que são identicos a espinhas.
Tá tão feio! Corri pra pesquisar, e pelos indicios não são Brotoejas (comum nos RN).

Descobri a tal acne-neonatal.
(a foto tá feinha, mas nela dá pra ver bem as espinhas do filhotinho)






Acne neonatal: não se assuste com as espinhas do bebê

Inflamações no rosto dos recém-nascidos, não são graves nem requerem tratamento.

Acne não é exclusividade dos adolescentes e adultos; pode atingir também os bebês.
Esse distúrbio aparece com mais freqüência durante a adolescência devido à atividade excessiva das glândulas sebáceas e à obstrução da abertura do folículo pilosebáceo – que dá origem aos cravos –, mas o problema também atinge mais de 30% dos recém-nascidos.
A chamada “acne neonatal” é comum entre a terceira e a quarta semanas de vida da criança e pode durar até seis meses.

Esse tipo de acne surge em bebês com predisposição genética, após a liberação dos hormônios maternos durante a gestação, amamentação e período pós-parto.
“A reação à transferência de hormônios da mãe para o bebê é natural; eles costumam permanecer no organismo da criança por aproximadamente seis meses. Provocam o surgimento de espinhas e pequenos cravos, porém não é aconselhável espremê-los, já que não são graves nem deixam cicatrizes”, explica Mario Grinblat, médico dermatologista do Hospital Albert Einstein.

As lesões formadas se caracterizam por cravos pretos ou brancos, espinhas avermelhadas e, em casos menos comuns, espinhas com pus.
Com raras exceções, os pais não devem se preocupar, já que as acnes costumam desaparecer espontaneamente.
O uso de óleos e pomadas para bebês não é recomendado; não são eficientes e podem até agravar o caso.
Outro problema que pode atingir as crianças é a acne infantil, que surge a partir do terceiro mês de vida. As lesões aparecem em maior quantidade e são mais persistentes que a acne neonatal. Elas também costumam desaparecer de modo gradativo em cerca de três anos.
O surgimento dessa acne é similar ao dos jovens, já que ocorre devido ao entupimento do folículo (canal do pêlo) e conseqüente liberação do sebo produzido pelas glândulas sebáceas para a superfície da pele.

“Caso apareçam verdadeiras bolhas ou espinhas com pus em qualquer parte do corpo, deve haver um exame cuidadoso, já que elas podem ter sido causadas por herpes viral. Neste caso, é necessário tratamento”, afirma Grinblat.
A recomendação é buscar um dermatologista caso os cravos não desapareçam sozinhos depois que o bebê passar dos seis meses. Medicamentos leves, com formulação própria para a pele da criança, podem resolver o problema.

26 Comentários:

Juliana disse...

A Clara teve isso também, ficou toda cheia de bolinhas branquinhas..rsrsrs Super adolescente..rsrsrs
Beijinhos!
Ju e Clara

Janaina disse...

É normal sim, elas veem e vao, ficam as vezes ate 6 semanas e desaparecem do nada. rs
Bjs e bom feriado

Elen mamãe da Duda disse...

Oi,
Te achei no blog da Dany e vim fazer uma visitinha...
Olha a Duda também teve e ficou feio, sem falar que ela chorava e esfregava o rostinho na gente, dava uma peninha...
Ai levei na Peditra e ela disse que era alergia a nossas roupas, mas o que é normal, e falou para não deixar ela encostar em nossas roupas e passou uma loção a base de camomila e passou tudinho mesmo.
bjs
Elen e Duda

Fabiana disse...

oi !! olha a raquelzinha tbm teve isso e eu perguntei ao pediatra e ele disse que era hormonio meu que passava pra ela pelo leite, isso foi bem no inicio mas logo passou a minha bebe mama até hj no peito e nunca mais nasceu, foi só nas primeiras semanas de vida dela!
grande bjo!

Dina ღ disse...

Oiiii, que fofo. Minha subrinha teve brotoejas, e passaram com pomadinhas... um mimo ne, ta na pre-adolecencia ja rs
Beijs

Evelyn_mãe_da Sofia disse...

Seu blog é o melhor que já. Tem me ajudade tanto. Não pare de publicar...estou gravida de 26 semanas e me sinto mais segura lendo seu blog.

Simone disse...

Dani,
Em primeiro lugar, seu bebê é lindo e nem com espinhas fica feio. Parabéns!
Estou de 36 para 37 semanas e descobri seu blog há poucos dias. Adorei!!!!
Vou fazer uma cesária no próximo dia 13 pois o cordão está próximo ao pescocinho dele... Imagina como está meu coração? Tenho rezado muito e sei que vai dar tudo certo, mas coração de mãe é fogo!
Beijos

Anônimo disse...

oi td bem...
a Livia teve essas pintinhas e sempre apareçe...
eu passo uma pomada...nela e seco tds...
me falaram q podia ate ser beijo...ou o simples fato de falar pertin dela e soltar o bafinho (hihih)perto dela...

mas melhoro...


bjobjo

rainha disse...

o joao tem ate hj kkkkkkkk vem e volta...deve ser hormonios kkkk to brincando kkkk tem um creminho que passa viu!
depois vc olha com
a pediatra
bjim

Dani e afilhadas disse...

o ideal é evitar beijos no rosto do bebe, pois isso causa acne. A Júlia vivia beijando o rosto da irmã e esta, por sua vez, ficava com acne. Agora passou.
Bjs
Dani e afilhadas

Fraldas e Mamadeiras disse...

Dani,
Semana passada o Gabriel tb estava com essas espinhas, eu tb brincava com meu "adolescente" rs, mas além de ficar feinho, não é nada saudavel neh!
Eu passei no rostinho dele por duas vezes uma fraldinha molhada em agua com bicarbonato de sódio, não tenho a medida, pois sempre faço de olho, mas é só um pouquinho de bicarbonato (uma pontinha de colher de café) p/ meia xicara de agua.
Eu uso tb p/ limpar o seio uma vez por dia, assim previno o sapinho tb!
Aqui emc asa sempre dá certo.
Bjooo e melhoras pro seu adolescente!

Anônimo disse...

Dizem é normal.linda um beijo grande p vc. O Emanuel ta uma gracinha.
Amiga quando puder aceita o convite p acessar o meu blog.
beijo beijo beijo.

Dani Dias Delgado (Mamy Coragem) disse...

Ah meus meninos tiveram isso tbm, mas logo desapareceu.
Eu molhava o algodão com um pouquinho de Dermacyd e lavava 01 vez no dia o rsotinho dele, bem lavadinho..
melhorou e acho que ficou por uns 20 dias só.
Mesmo "adolescente" ele tá uma fofura! Gotoso!
Biejocas

Adriana disse...

É normal, daqui a pouco ele vai estar com a pele bem limpinha novamente!!

Pâmella disse...

Oi minha linda, to passando pra deixar um beijo... depois volto com calma... Léo acordou e não quer mais ficar quieto no colo... hehe

Manu disse...

Oi amiga o Juan tb teve isso, eu usava fazer um chá de camomila e colocar na água do banho e melhorou e nunca mais saiu. E a pediatra tb me disse para fzer esfoliação de açúcar com água durante 7 dias que melhorava. A esfoliação eu não fiz pq qdo apareceu nele ele tinha 12 dias e eu fiquei com peninha dele.

beijos

Dαni Delgado disse...

Fala com a pediatra Dani...
Sabe Bepantol(bepantol.com.br) é excelente Amiga uso e é maravilhoso tenta passar um pokinho para ver se melhora e concerteza vai melhorar sim.
Bitocas nesse Gato Lindo♥

Sabrina disse...

Boa noite gente,
Minha filha surgiu no primeiro mês de vida uma bolinhas bem vermelhas, imaginei no inicio que fosse uma alergia, mais não sumia de jeito nenhum então resolvi levar no dermatolgista , a médica falou que era um Eczema atopico e passou uma pomada chamada Berlison, quando li a bula da pomada fiquei um pouco assutada pois tinha corticoide...mias passei quando foi no dia seguinte o rostinho da minha filha estava deformado de tanto caroço sem exageros fiquei desesperada liguei imediatamente para a medica e ela falou que era normal pediu para eu aumentar a dosagem do remedio..depois de 4 dias passando a pomada o rosto da minha filha piorava a cada dia..quando eu resolvi levar em um outro dermatolgista quando ele viu o rosto da minha filha falou que ela estava com ACNE INFANTIL e falou para cancelar todos os remedios quea outra medica tinha passado falou para esperar que isso sumiria com o tempo...e realamente depois de quase um mês o rosto da minha filha melhorou mias onde eu passei a pomada que a primeira medica tinha passado ate hj aparece essa acne e quando vem vem cada vez pior, fazendo varias feridas...hj Julia esta com 4 meses e ate hj luto contra esta acne infantil sem muito sucesso!!!Quando vejo o rostinho da minha filha muito machucado tenho vontade me matar aquela medica irresponsavel...pois pesquisando na net a ultima pomada que eu poderia passar no rostinh da minha filha seria as que contem corticoide...espero que daqui a dois meses ela melhore desta acne...moro em Olinda pernambuco se alguem puder me indicar um medico que possa me ajufdar eu agradeço...

Myllene Kelly disse...

Olá, sou mãe da Ana Kelly hoje ela está com 18 dias. Estou preocupada pois as vezes ela engasga, fica sufocada. Ela não pegou o peito estou dando o nan pra ela. Minha princesa é linda.

Sabrina disse...

Oi Kelly não se preocupe so fique prestando bastante atençao minha filha tbm se engasgava direto teve duas vezes que ela se engasgou se não vc minha mae...mais depois ela aprende a tossir e ai fica mais tranquilo..boa sorte

Unknown disse...

OI,ENTREIA NA NET PARA PESQUISAR!!!E ENCONTREI ESTE BLOG!!!Q ME ALIVIOU MUITO,POIS MINHA NETA ESTA COM 27 DIAS DE NASCIDA E ESTÁ COM O ROSTINHO CHEIO DESSES CAROCINHOS!!!REALMENTE É COMO SE FOSSEM ESPINHAS!!FIQUEI SUPER PREOCUPADA,E A MÃE DELA NEM SE FALA!!!LEVAMOS E GIOVANNA A DUAS PEDIATRAS DIFERENTES E UMA FALOU Q REALMENTE ERA HORMONIO Q ESTAVA PASSANDO DA MÃE DELA PARA ELA!!!SÓ Q TEM HS Q FICA TÃO IRRITADO Q MORREMOS DE PENA DA BICHINHA!!É HORRIVEL!!!PEÇO MT A DEUS Q ESTA FASE PASSE LOGO POIS Ñ VEJO A HR DE VER MINHA NETINHA COM O SEU ROSTINHO BEM LIMPINHO!!!OBG!!!ESTOU MAIS ALIVIADA AGORA!!!BRD BJ E FIK COM DEUS!!!MEU NOME É FLÁVIA,A MÃE DELA É JANAÍNA E O NOME DA MINHA NETINHA É GIOVANNA!!

dry disse...

Oi, meu bebê também está com o rostinho assim. O pediatra disse q era do leite, mas não me explicou nada. Parabéns por ter abordado esse assunto, foi muito esclarecedor.

Josiane disse...

Oi, estava pesquisando na net sobre acne infantil e achei seu blog.
Sei que esse post tem algum tempo, mas por isso mesmo gostaria que vc me respondesse, como vc tratou a acne de seu filho? E se demorou muito a sumir.
Tenho um bebe que vai completar 2 meses e desde uns 15 dias de vida tem acne. Levei ele em uma dermatologista que em indicou a pomada Papuless, mas parece que piorou. Sei que o mais indicado é não passar nada, mas ficar olhando o rostinho dele assim e não fazer nada, tá difícil.
Será que passa pelo hormônios na amamentação tb? A médica disse que foi o que passou no útero ainda. Mais acho que na amamentação tb está passando. Se poder me responder ainda agradeço!
Bjs. Josiane

josibarcelos@gmail.com

Unknown disse...

Meu Muguel apresentou essas espinhas no rosto desde o sétimo dia de vida...com quinze dias fui a pediatra e ela me receitou a pomada Mud mas achei ela oleosa e não viu mudança alguma...então pesquisando na net li que algumas mamães usavam o cutisanol gel..comprei imediatamente pq as espinhas só aumentavam..comecei a passar e na segunda semanda as espinhas do queixo sumiram mas as das bochechas apenas melhoraram um pouco ficando apenas cravos brancos.mas infelizmente ele já está com 40 dias e nada do rostinho dele limpar..fico muito angustiada gostaria que ele tivesse o rosto limpinho! ! Ouvi falar do gel papuless ..estou pensando em comprar. .não consigo ficar só olhando para o rosto dele sem fazer nada!!!

Unknown disse...

Meu Muguel apresentou essas espinhas no rosto desde o sétimo dia de vida...com quinze dias fui a pediatra e ela me receitou a pomada Mud mas achei ela oleosa e não viu mudança alguma...então pesquisando na net li que algumas mamães usavam o cutisanol gel..comprei imediatamente pq as espinhas só aumentavam..comecei a passar e na segunda semanda as espinhas do queixo sumiram mas as das bochechas apenas melhoraram um pouco ficando apenas cravos brancos.mas infelizmente ele já está com 40 dias e nada do rostinho dele limpar..fico muito angustiada gostaria que ele tivesse o rosto limpinho! ! Ouvi falar do gel papuless ..estou pensando em comprar. .não consigo ficar só olhando para o rosto dele sem fazer nada!!!

Unknown disse...

Olá. Sua filha melhorou?

Related Posts with Thumbnails

Meu Orkut

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br