quarta-feira, 22 de abril de 2009

Episiotomia. Que bicho é esse?

UM ASSUNTO QUE VEM ME TIRANDO O SONO, JÁ QUE ESTOU DECIDIDA A TER PARTO NORMAL.
O TAL PIQUE!!
EU NÃO QUERO, ACHO QUE NÃO PRECISO!
SOU GRANDONA, TENHO QUADRIS ENORMES (enormes mesmo, já estão em 116cm)
MAS A DRA MALU ME DISSE QUE REALMENTE É NECESSÁRIO. SERÁ?




O que é a episiotomia?

A episiotomia é um corte cirúrgico feito no períneo, a região muscular que fica entre a vagina e o ânus.
O corte é feito durante o parto normal, com a ajuda de uma anestesia local (se a mulher já não estiver anestesiada), para facilitar a passagem da cabeça do bebê.
Antigamente esse corte era rotina, pois os médicos afirmam que é mais fácil fechar um corte regular que uma laceração irregular, causada por um "rasgo" natural do tecido na hora em que a cabeça passa.
Hoje, porém, o obstetra e as enfermeiras obstetrizes tentam evitar esse tipo de procedimento, porque às vezes não há nenhuma laceração, e a mulher tem a chance de voltar para casa sem nenhum ponto na região vaginal (a situação ideal).
A mudança aconteceu porque pesquisas indicaram que, em alguns casos, a episiotomia provoca dor, incontinência urinária e problemas de cicatrização, sem que haja benefício significativo para a mãe ou para o bebê.
Converse com seu obstetra para saber qual é a posição dele em relação à episiotomia.




Posso pedir ao médico para não fazer a episio?

Se você não quiser passar pela episiotomia, converse com o obstetra numa das consultas do pré-natal.
Fale também com a enfermeira obstetriz que estiver atendendo você na maternidade. Ela vai poder ajudá-la a controlar o nascimento para tentar evitar lacerações.
Também existem massagens no períneo que você pode ir fazendo antes do parto, para tentar minimizar o risco de o tecido da região rasgar.




A episiotomia dói?

A maioria das mulheres diz não ter sentido nada na hora da episiotomia. Os tecidos no local estão bem esticados na hora do parto, e é fácil fazer a pequena incisão.
Os pontos, porém, podem doer na recuperação.
Uma dica é usar almofadas especiais para quem tem hemorróidas (com um furo no meio), ou adaptar uma almofada de amamentação ou mesmo uma bóia redonda de criança, para sentar em cima sem pressionar a área afetada.
Algumas mulheres sentem um pouco de dor por uma ou duas semanas, enquanto outras chegam a ter incômodos por um mês ou mais, dependendo da profundidade do corte na área.
Nestes casos, elas podem ter também incontinência de gases ou fezes.


10 Comentários:

Service Print disse...

Já fiquei aflita só de ler esse texto...que agonia!!! Não sentir dor na hora do corte pode até ser uma notícia boa, mais imagine estar com o seu bebê novinho em casa e estar sentindo dor por cauda destes pontos..AHHHH... Só em pensar me dá arrepios eu odeio sentir dor!!

beijos e tomara que no seu caso não seja preciso.

FF.

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Daniiiiiiii!!!
Entao somos duas...
Não quero ser cortada, não quero a episio... Eu até ja falei para a enfermeira obstetra sobre isso. De fato, ela não é obrigatoria não. Isso so será visto na hora do parto, não tem como avaliar antes se será necessário. Assim como vc tenho os quadris largos (ahahaha,so nao tive a coragem que vc teve de medir, ainda mais agora que estou ENOOORME!!). Estou torcendo muito para que não seja necessário... Como queremos parto normal, seria ótimo não ter que levar ponto de nada!!!! Deus abençoe nos duas!!
Beijo grande e otimo dia!!

Unknown disse...

Dany isso tudo e teoria na pratica e tudo tão normal. eu tive parto normal do dan e levei uns pontinhos e so uma latejadinha não doi nada. No meu caso tenho otima cicatrização foram três dias so o incomodo.Eu digo muito melhor um parto normal. experiencia propria. bjussssss

rainha disse...

uma das coisas q me dava medo no parto normal era essa corte!
por isso nem quiz tentar.
tinha medo da relaçao sexual depois entende?sei q é bpbeira, mais esse corte com certeza nao ia me deixar avontade.
fora que deve q doi depois ne?na hora de fazer xixi,coco... sei la!
mais nao posso palpitar e nem fica te enchendo com os mweus medos, cada pessoa é de um geito,cada parto é de um geito,cada dor é sentida com uma intensidade.
vc so vai saber depois que passar por isso!

Lyanna Souza disse...

Nada de aflição antes da hora. Talvez nem seja necessário esta tal de episiotomia. Vamos torcer para que seja assim. Beijos!!!!

Unknown disse...

Dani!!
Obrigada pelas informações!!
Eu também tenho meus medos quanto a este corte. Sempre penso em conversar com a GO, mas ainda não cheguei reto no assunto... Como se faltasse muito tempo, né? Hehehehehehe!!!
Beijão pra vocês!!

Nanda+Tiago

Deni Brito disse...

Eu nem gosto de pensar nessas coisas, sou tão medrosa :(
Dani! Tem promoção lá no blog.
Participa, linda! :D
Beijo. Beijo.

Anônimo disse...

Eu nao creio que seja obrigado..
Morro de medo da episio, a minha irmã fez e até hoje sente dor, isso porque já se passaram 6 anos.
Já vi uns exercicios pra fazer e se Deus quiser não vai precisar.

=** duplos.

-Cath e bebelina-

Juliana disse...

Olá!!!
Fique a vontade lá no blog viu? na verdade tenho um outro de amamentação e outro da Clarinha.
Sobre aquela reportagem, retirei do site da Nestlé, portanto, fique a vontade para pegá-la pro seu blog!
Não tive um parto normal como queria, a Clara não encaixou. Mas antes eu tinha decidido por esse corte sim, acho melhor do que se "rasgar" com a saída do bebê. A minha prima teve parto normal e fez a episio e já andava no mesmo dia. Incomodou uns dias mas logo passou, não teve nada. Por outro lado, se o período pré-parto for tranquilo, for dilatando normalmente e se o bebê não for grandão, não acho que valha a pena cortar.
Beijocasssssssss
Ju e CLara

Sara e Ale disse...

Flor não tem como saber se vai ser preciso ou nao
Depende do bebe....

E olha dói sim .
Não doi na hora porque as outras dores são tantas kkk

Mas depois fica incomodando um pouco.
O meu inflamou um pontinho então demorou um pouco mais
E pra sentar incomada também
Mas nadaaaaaa anormal viu
Os pontos da cesaria doem mais rs

BJs

Related Posts with Thumbnails

Meu Orkut

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br