VOCÊ SABE O QUE É CLOASMA ???
POR ESTA SEMANA, ENCONTREI-ME COM UMA CONHECIDA NÃO TÃO PRÓXIMA NA RUA, UMA LINDA GESTANTE DE 8 MESES.
E ALGO NOTEI EM SEU ROSTO.
A PELE BRANQUINHA ESTAVA TODA MANCHADA, PRINCIPALMENTE NO BUÇO....
EU JA TINHA OUVIDO FALAR NAS TAIS MANCHAS QUE APARECEM NO ROSTO DAS GRAVIDAS, MAS NÃO TINHA VISTO TÃO DE PERTO.
AFINAL O QUE SÃO ESSAS MANCHAS?
São conhecidos como Cloasmas
São manchas irregulares, em geral mais escuras que a pele do indivíduo, e que aparecem com freqüência no rosto.
Essas manchas escuras surgem principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz, lábios e têmporas.
Essas manchas podem acometer também os homens, mas em geral predominam nas mulheres.
Entre as mulheres, os cloasmas aparecem mais nas mulheres de pele escura do que nas de pele clara. Além dos fatores hormonais e da exposição solar, a tendência genética e características raciais também influenciam o surgimento do melasma.
A profundidade em que se localiza o pigmento na pele determina o tipo de cloasma, que pode ser epidérmico (mais superficial e que responde melhor ao tratamento), dérmico (mais profundo e de tratamento mais difícil) ou misto.O surgimento de manchas começa devagar e, em alguns casos, tende a desaparecer.
Como esse processo é muito lento recomenda-se que a exposição ao sol seja gradual, para permitir a síntese de melanina em quantidades adequadas.
Os hormônios da reprodução, em alta concentração durante a gravidez, e MSH também podem estimular a produção e transferência de melanina, levando ao escurecimento da pele.
Isto nos remete à situação em que o cloasma é mais comumente encontrado - em mulheres que se encontram em estado de gestação, principalmente quando se expuseram demasiadamente à irradiação solar.
As manchas podem surgir também devido ao uso de anticoncepcionais. Quando estas manchas ocorrem independentemente da existência de gravidez, e também nos homens, recebem o nome de melasma.
O cloasma gravídico, também chamado como a 'máscara da gravidez', tende a desaparecer espontaneamente alguns meses depois do parto, embora o tratamento ajude a acelerar o desaparecimento das manchas.
Além das manchas desaparecerem, elas não afetam a gravidez nem o bebê. No entanto, algumas manchas podem permanecer, caso a grávida torne a se expor ao sol e não tenha os cuidados adequados, porque o efeito do sol neste caso é cumulativo.
2 Comentários:
oi linda..!! obrigada pela força..acho que vou pedir a médica uns dias sim..
olha a respeito das manchas eu sempre cuidei com protetores e naum fico muito no sol naum.. e to de 8 meses e naum tenho essas manchas naum...só dei uns pinguinhos parecendo sarda(acho que escreve assim) mas bem pouquinhas!!
se cuida que naum da naum ta?
bjos e fica na paz vc também
vou add vc la no meu blog
credoo que foto horroroza!
nao tive nem coragem de ficar vendo kkkk
eu uso muito protetor solar, todo dia faça suja ou faça sol!
kkkk
mais o seu post foi bem legal pra quem passa por isso!
bjooo flor!
Postar um comentário