segunda-feira, 8 de março de 2010

Quando o zelo é exagerado

As vezes o zelo é exagerado....
E a gente retarda a evolução dos nossos bebês sem sentir....
Meu filho tem grande dificuldade em segurar a mamadeira.. a grande, e até a pequenininha de agua, que é leve, leve.
Eu nunca o estimulei a segurá-la.
Ele segura o biscoito e sempre erra a mira da boca..
O biscoito chega a derreter na mão e ele não comeu nem metade.
Também, eu! Mais uma vez, eu! Que tenho pavor que ele suje a roupinha, corto o biscoito em pequenos pedaços e coloco na boca dele.
Mês passado li naquele informativo que o Baby center Brasil manda:
" Deixe o bebê usar a colher e se lambuzar com a comida"
Quase infartei....
Eu?? Nunca!!!!
Mas agora, estou arrependidissima.... correndo atras do prejuizo.
Dando tudo na mão dele, estimulando no que posso....
As vezes o amor e o zelo excessivo só atrapalham......


JÁ VOTARAM NO TIGUIM PRA SER O BEBÊDO SHOPPING PANTANAL?
NÃO ESQUEÇAM!

17 Comentários:

Milka disse...

Eu tbem errei muito com a Julia por conta do zelo exagerado.
Mas ainda bem que dá tempo de corrigir né?

Eu já votei no tiguim e to fazendo campanha pra ele no orkut.

beijus

Renata Bonasio disse...

sou igual a vc amiga.... o matheus não pega nada...queria tanto que ele segurasse a mamadeira... e eu tb tenho pavor de deixá-lo pegar a colher... ai ai... bjs

maniasdesermãe disse...

Você tem razão. O zelo exagerado é prejudicial. Eu também me penalizo com algumas coisinhas. mas nós temos que aprender, pelo bem de nossos filhos. Também não me imaginava deixa a minha filha suja de biscoito, pão, pirulito ... mas depois que a vi toda feliz comendo sozinha (desde os 6, 7 meses), mesmo que a sujeira seja maior que a comilança, mesmo que dê trabalho limpar e tudo mais... eles se desenvolvem bem quando querem fazer sozinhos. Hoje, ela não tem nem 2 anos, e já sabe segurar o talher (claro que se suja de vez enquando), come sorvete sozinha (se suja bastante!) e tudo mais. É maravilhoso!
mas sei que em outras áreas eu ainda não consegui abrir mão do zelo total! Tenho que aprender ...
bjs.
andrea mamãe da manu
manias de ser MÃE.blogspot

Anônimo disse...

Amiga meu baby já come e mama sozinho, mas faz a maior sujeira, uma meleca só....loucura total...kkkk...bjokas para vcs!

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse...

Aprendendo aqui com vc... obrigada!

Abraços.

P.S.: Ele tá lindão! Que cabelo mais fofo!

Marcella disse...

Flor.. acho que nao tem problema.... nunca é tarde para começar.. vai dar certo e ele ta na hora certa.. a mae sempre faz as coisas pensandoser no melhor a se fazer...
Que cilios lindos!!!
Bjs!

Juliana disse...

É importante demais deixar o bebe se sujar..rsrsrs
Parece doidera, mas é verdade|!
Enquanto ele etá com a colher na mao, estimula a cordenaçao motora, a descoberta de seus limites e muitas outras cositas...mas dá tempo amiga..rsrsr
UmXerooo
Ju e CLara

A. Alves disse...

Flor aquele comercial do OMO "se sujar faz bem" apesar de ser uma boa propaganda para o sabão é uma grande realidade. Sem tombos, sujeiras ou pequenos dodóis não haverá aprendizado, sem falar que mamães assim podem contribuir e muito para que seus pimpolhos sejam crianças inseguras e dependentes quando adultas. Na boa, se sujar faz bem.
Bjusssssssss

eliane maia pereira disse...

Ai eu sempre fui desencanada com a sujeira, marido que enche o saco, mas em compensação com 1 ano e 3 meses as duas ja comiam sozinhas e com 8 meses ja mamavam só com a supervisão.
Relaxa e deixa ele bagunçar.
Estamos na torcida pelo tiguim
Bjosss

Giovana disse...

Ola!!!! Nem me lembro como cheguei até aqui, sei que vou pintar por aqui sempre, seu blog é uma graça.

Tambem tenho pavor de sujeira, mas sei o quanto isso é importante para o desenvolvimento motor das crianças, meu filhote ta com 1 ano e 7 meses e ja quer comer sozinho, eu é que fico meio assim de deixar, tenho que estar com o astral la em cima, pra ver a lambaça no cadeirão, mas é isso mesmo, temos que nos libertar disso, hehehe

Bjs

Unknown disse...

Oi Dani... aqui também cometo o mesmo erro... vejo vários bbs que com 4 meses já ficam de bruços e até se arrastam... mas como a Isabel não foi acostumada na hora certa a ficar de bruços... agora ODEIA!!! Choooora...

Bjos

Fabi da Juju disse...

Amiga,

A Ju usa as mãos para comer desde os 8 meses, e hoje com quase 1 ano já leva a colher para a boca sozinha e as mamadeiras e copo também usa sozinha.

A sujeira faz parte do aprendizado, deixe o Tiguim descobrir os alimentos e logo ele estará apto a usar a colher.

Bjao

Pâm disse...

Ai flor, lendo seu post me vi!! Eu tb já fiz e faço tudo isso que vc faz entre outras coisas... Marinheira de primeira viagem é fogo... mas tb estou correndo atras do prejuizo... Pensamento besta mas, eu tb tenho pavor dele ocmer sozinho e se sujar inteiro...

Beijos... Te linkei!

Renata Coelho disse...

Acho que 99,9% das mães pecam pelo zelo excessivo mesmo, minha mãe vive dizendo isso, que em alguns momentos foi super-protetora demais conosco. Mas como não proteger um ser tão indefeso que saiu de dentro da nossa barriga?
Relaxa, daqui a pouco vc vai estar brigando pra ele parar de comer tudo que vê pela frente rsrsrsrs.
bjus!

Lilian disse...

Olá querida adoro o seu blog e virei a sua seguidora...Parabéns pelo baby ele é um encanto, que vontade q tenho de apertar esse fofolete... tô sempre dando uma espiadinha no seu blog apesar de ainda ser uma treinante. Ah tbm tenho um blog fique a vontade para me seguir ficarei bem feliz!!! http://lilian-tequerotanto.blogspot.com/
Beijos Lilian

Ana disse...

Somos tds assim... Mas aos poucos vamos aprendendo com as nossas cacas né???

Aline Cristina disse...

Flor, todas nós erramos em alguma coisa para um dia acertar, aqui em casa a Letícia já fez 03 anos e até hoje não come sozinha de jeito nenhum, se ficar sozinha não come tudo, aí já viu né, lá vou eu dar o papar. Tenho mudado quanto a isso também. Vocês irão conseguir é só questão de tempo.

bjs,

Related Posts with Thumbnails

Meu Orkut

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br