segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

OdontoPediatra.. agora nós vamos!


MINHA GRANDE LUTA COM EMANUEL, É EM RELAÇÃO A ESCOVAÇÃO.
EU JÁ POSTEI UMAS 4 VEZES SOBRE O ASSUNTO... JÁ TÁ ATÉ FICANDO CHATO FALAR SEMPRE A MESMA COISA... MAS ELE NÃO GOSTA DE ESCOVAR OS DENTES!!!
TODO DIA SOFRO PRA DAR, PELO MENOS UMA OU DUAS FRICÇÕES COM A ESCOVA NOS DENTINHOS DE BAIXO.
NOS DE CIMA?? QUASE NUNCA CONSIGO ESCOVAR.
JÁ TENTEI TUDO.
TODAS AS PRECIOSAS DICAS... E NADA DÁ CERTO.

AGORA, UMA VEZ POR SEMANA, PEGO ELE NA FORÇA.
SIM.... POR FAVOR NÃO CHAMEM O CONSELHO TUTELAR...

DEITO ELE NA CAMA, SENTO SOBRE OS BRAÇOS DELE, E MANDO VER!
FICA BRANQUINHO, BRANQUINHO.

MAS EU NÃO QUERIA QUE FOSSE ASSIM...
EU QUERIA QUE A ESCOVAÇÃO FOSSE UMA DIVERSÃO...
MAS TÁ DIFICIL...

Essa semana vou procurar um OdontoPediatra. Acho que já ate passou da hora....
Uma coisa fiquei encucada.
Vc paga a consulta.
E se a criança não deixar o Dr mexer?
Vc perde a consulta e o dinheiro?
Alguém pode me responder?

Bem, deixo abaixo uma matéria sobre OdontoPediatria.
Enjoy!

Os cuidados odontológicos podem começar já na gestação quando a futura mamãe é instruída sobre hábitos alimentares. Muitas vezes o medo faz com que algumas crianças, não queira ir ao dentista achando que vão ser machucadas. Com experiência no assunto a Dra. Renata Adorno faz com que a criança perca este medo e a pratica de ir ao dentista para cuidar dos dentes. Tornando a visita ao dentista (Odontopediatra) bastante humorada e divertida.

O que é a Odontopediatria?
Área da odontologia que visa monitorar a saúde e corrigir precocemente os desvios do padrão de normalidade desde cedo.
A prática da Odontopediatria faz com que a consulta seja agradável e simples para não causar panico nem traumas, a fim de que prduzir sensações de bem-estar, higiene bucal e um lindo sorriso saudável.

Com que idade devo levar meu filho ao dentista?
A primeira consulta deve ser realizada antes do nascimento dos primeiros dentinhos, ou seja, antes dos seis meses de vida. O ideal seria que a mãe, ainda grávida, procurasse o seu dentista para que ele a orientasse quanto aos cuidados com a saúde bucal de seu bebê, pois os dentes começam a se formar ainda na barriga da mãe.

A mamãe será orientada pelo odontopediatra a respeito da importância dos dentes decíduos (dentes de leite), sobre os sintomas que acompanham o nascimento dos dentes, a importância da amamentação natural nos primeiros seis meses, uso racional da chupeta e da mamadeira, evitando a instalação de hábitos nocivos, etc.

Crianças pequenas podem ter cáries?
Sim, e com muita facilidade pois pelo fato de as crianças ainda serem pequenas não têm coordenação motora suficiente para realizar os movimentos corretos que irão limpar os seus dentes.

Fique de olho e auxilie.
Segundo o especialista em odontopediatria a criança em idade pré-escolar deve ser motivada pelos pais a fazer a escovação, um adulto que deve observar como a criança escova e orientá-la como se deve fazer. Essa atitude irá ajudar a educa-la na escovação incentivando que se deve escovar os dentes sempre após as refeições.

Além de permitir que a criança comece a escovar os próprios dentes e importante que ao menos 2 vezes no dia, preferencialmente após o almoço e antes de dormir um adulto ajude no final da escovação para remover a placa bacteriana e os restos alimentares, já que as crianças anda não tem maturidade e acabam brincando com a escova.

Lembre-se que importante elogiar a criança e faze-la com que esteja presente no momento em que os pais estejam escovando seus próprios dentes isso irá dar mais confiança ao pequeno(a).

Como deve ser a escovação?
Os pais devem escolher uma escova de cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas. A criança pode sentar-se no colo da mãe, quando muito pequena, ou então ficar em pé, de costas para a mãe e com a cabeça apoiada em seu peito. Com a mão esquerda a mãe afasta lábios e bochechas e com a direita executa movimentos circulares e de vaivém com a escova.

O creme dental não deve ser utilizado em crianças que ainda não saibam cuspir, evitando a ingestão do flúor, que poderá manchar os dentes permanentes em formação. Em crianças maiores, utilizar apenas uma pequena quantidade (tamanho de um grão de ervilha). O fio dental deve ser introduzido o mais cedo possível, criando o hábito de ser utilizado junto com a escova dental.

Quando e como a chupeta deve ser utilizada?
O odontopediatra avalia que quando o bebê suga o seio para mamar, não está apenas se alimentando, mas também satisfazendo o seu lado psicoemocional. Ele pode estar bem alimentado, mas não exerceu plenamente o ato da sucção. Quando isto ocorre, a chupeta deverá ser utilizada de forma racional, pois a freqüência e/ou o uso prolongado poderão causar alterações dentárias, desvios no crescimento dos maxilares e alterações na deglutição, respiração e fonação.

Ela não deve estar sempre á disposição da criança como se fosse um brinquedo, devendo ser oferecida somente após as mamadas e removida assim que o bebê adormecer. Evitar que a criança passe a noite toda com a chupeta na boca e jamais a pendure ao redor do pescoço do bebê com fita, corrente ou fralda, pois além de haver o risco de estrangulamento, pendura-la e deixa-la acessível favorecerá a instalação do hábito, que quanto mais tempo persistir, mais difícil será elimina-lo e mais danos poderá causar.

13 Comentários:

Suélen Thábata disse...

Oi Dani!!! É assim mesmo, criança não gosta mto de escovar os dentinhos... não sei que milagre, o Pedro gosta de "mastigar" a escova, e acaba escovando (meio por cima). Então, eu acho que se o Dr não mexe na boca do bebe, ele marca outra consulta (sem cobrar, é claro).

Beijos e boa sorte pra escovar os dentigos no Tiguim!

Branquinho disse...

Nem fala nisso... Meu bebe tem 9 meses e eu tb nao consigo escovar os dentes dele.. Ele chupa a pasta toda e nao deixa eu esfregar.. é uma luta...

Família Alves Lis disse...

Dani, a odontopediatra da minha filha tem uma cadeira especial com dois orifícios, onde as pernas se encaixam. A criança fica imoblizada e a mãe segura as mãozinhas enquanto o profissional analisa a boca. Minha filha escova os dentes numa boa, mas ela chorou bastante nas consultas (ela foi 2 vezes). A odontopediatra disse que o choro é normal. Assim que ela saiu da cadeira, parou de chorar. Vacina é bem pior, pode crer!
Abraços!
Lu

Priscila Vargas disse...

Oi Dani,

Eu tenho sido abençoada que tanto em RS, quanto aqui em Curitiba na minha igreja tem, e elas atenderam meu filho sem cobrar ja que os dentinhos dele estava super bem!

eliane maia pereira disse...

Oi Dani, aqui em Cbá tenho 2 ótimas pra te indicar: Luely ou Luisa.
A primeira tem um programa maravilhoso e te cobra a consulta e ela mesma se encarrega de enturmar o bb, aí se vc quiser vc entra pro Top Dente, num custo mensal de $60,00,ou seja, todo mes vc leva Emanuel lá e caso tenha cárie ou placa será tratado por esse preço que vc ja paga mensal.
já a 2 ela te cobra a consulta de ambientação, então até ele se acostumar com ela vc vai pagando, uma fria se ele não deixa tocar na boca dele.
Espero ter ajudado, qquer duvida me deixa depoimento no orkut que te passo os numeros das 2.
bjosss

Milka disse...

Oi Dani,
lá na Dra Ana tem (ou tinha)uma odonto pediatra, ela é super simpatica e amavel, era paciente lá e agora é sócia. Não tenho certeza se ela ainda esta lá, mas como vc já conhece a dra Ana fica mais fácil, pra não perder a consulta.


beijos e boa sorte

JU Mauri disse...

Oláaaaaaa

colega teu blog é super!! Desde que achei não paro de ler e fico olhando toda hora pra ver se tem post novo. Parabéns!!!! Estou adorando! ah, sou de Prudente!!! beijos

Mulher e Mãe disse...

Oi Dani.
Tem mesmo várias dicas, mas vou te poupar, pq vi que muita gente já deu as dicas e não tem funcionado.
Nesse caso, procurar um dentista especializado em crianças é mesmo a melhor opção.
E eles têm técnicas para fazer eles abrirem a boca. Na dentista dos meus tem um Tigrão grande cheio de dentes. Eu acho freak total, mas eles escovam os dentes do tigrão com uma escova gigante, depois os deles, etc
Me parece a melhor opção mesmo.
Depois me conta como foi???
Beijos,
Calu

Karol disse...

Oi! Espero que dê tudo certo no odontopediatra. A maioria das crianças não gostam de escovar os dentinhos, porque será né? ): Minha afilhada também detesta, tem que ser a força. Se puder, volta com dicas depois da consulta tá? Bjs

Mamãe Nádia disse...

Realmente escovar os dentes é uma luta...eu odeio fazer as coisas forçando o meu filho...mas temos que persistir, afinal isso é higiene neh...o meu começou a se acostumar agora...boa sorte com o Tiguim! Bjooo

Fabi da Juju disse...

Puxa gata,

Juju adora escovar os dentes, primeiro eu escovo, depois dou a escova pra ela brincar.

Passou uns dias sem querer escova-los e eu descobri que precisava trocar o creme dental...ela tinha enjoado do antigo....rs.

Vai entender as crianças né??? Mas...relaxa o Tiguim ainda é novinho e quem sabe vira até dentista um dia.

Beijooooo

Maria Adriana disse...

Amiga,
Lá em casa é a mesma coisa! Uma guerra!
Levei ela na Odonto e ela me exolicou que antes dos 2 anos não se pode fazer nada, só depois podemos passar o celante.
E a luta continua, comprei um monte de escovar divertidas, pasta sem flour, mais ela não gosta!
Deve ser normal, né.
Beijos no coração.
Madri

Gustavo Camilo (Tio Dentista) disse...

Olá, Danielle, tudo bem?

Passeando pela net, deparei-me com seu blog e achei muito bacana. E me chamou a atenção este post em específico. Adivinha? Sou odontopediatra (em Goiânia) e tenho um blog: O blog do tio dentista (www.tiodentista.com.br). Apareça para uma visita!
Fiquei muito satisfeito em saber que você e suas seguidoras se preocupam com a saúde bucal dos filhotes. É isso aí, continuem assim!
Deixo meu e-mail para que fique à vontade para entrar em contato e tirar dúvidas! tiodentista@gmail.com

Um grande abraço do tio!

Related Posts with Thumbnails

Meu Orkut

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Receba atualizações no seu e-mail!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br