terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sobre comer


DEIXA EU PERGUNTAR UMA COISA AS MÃES.
SEU FILHO SENTA PRA COMER E COME PORQUE COMPREENDE QUE É A HORA DE SE ALIMENTAR, OU VC ENTRETE ELE COM ALGO, E ELE ACABA COMENDO SEM SENTIR?


Bem...
Emanuel não sabe mais o que é a tal "hora da refeição".
Ele até já soube, mas eu não sei aonde eu me perdi no meio do caminho que fiz meu filho desaprender sobre comida, e sobre o significado de se sentar a mesa (coisa que sempre preguei como Lei aqui em casa)

Meu filho só almoça e janta se a TV estiver ligada, ou se eu encher a bancada do cadeirão de brinquedos.
Ele só come se eu contar uma história, ou se eu falar que o brinquedo vai comer toda a comida dele.

Ele só come seu eu ameaçar: _ Come senão eu desligo a TV... come senão eu não brinco mais com você .... e assim por diante.

Ele conversa, distrai e eu meto a colher na boca dele.
Porque se eu esperar a atitude dele abrir a boquinha, ele não come nada.

Existem as fases em que a alimentação é um martírio pra criança?
Porque as vezes parece que dar de comer, pra eles é mais doloroso que uma bronca?
Porque num dia se devora um pratinho, e no outro eles fazem ansia pra vomitar a comida?

PORQUE ESSA MONTANHA RUSSA DE SENTIMENTOS E REAÇÕES NAS HORAS DAS REFEIÇÕES?

Familia almoçando juntos, todos sorrindo e dizendo: - Me passa a salada!!! é só coisa de comercial???





10 Comentários:

Renata Bonasio disse...

Dani, esse assunto me entristece profundamente. Quem lê meu blog sabe a dificuldade q eu tenho em alimentar o Matheus. E isso só vem piorando com o tempo. Eu já tentei de tudo: sentar a mesa, tv, brinquedos, digo q o cachorro vai comer td, enfim, só Deus sabe a ginastica q eu tenho q fazer pra ele comer 2 ou 3 colheres. Ultimamente ele olha com cara de nojo pra comida e diz "Eca" e escolhe no prato o q quer. Isso é frustrante pra mim, q me empenho em fazer as refeições pra ele.
Então, amiga, eu não sou a pessoa mais indicada pra te ajudar nesse caso, pois a alimentação do baixinho sempre foi barra pra mim. Espero q o tiguim só esteja passando por uma fase.
E eu gostaria de uma ajuda nesse sentido pq, qdo chegam os fds eu já me entristeço pensando nisso. Bjs

Dina Ulbrich disse...

Ai amiga, que fase né.
O Fe come muito na frente da TV, principalmente pela manhã, quando não tenho tempo de sentar e comer com ele. É errado, eu sei, mas não tenho tido outra opção.
Mas geralmente a janta é na mesa, e até que ele come bem... tem que ir acostumando aos poucos, lá em casa foi assim, e também teve o estimulo na escolinha né. Tem refeições que o Fe só brinca, não come... mas tá ali, na mesa conosco até a gente levantar.

Beijos

O mundo da Dani disse...

amiga isso é uma coisa q nao posso reclamar do davi (uma das poucas coisas q nao posso reclamar) rsrsr
ele senta na mesa e comeeeeee, sozinho, com a mão dele, e no mesmo prato q agente, sem pratos plasticos ou desenhados, os talheres sao menores para facilitar pra ele, mas o resto é de gente grande e o bixinho come viu..da gosto... mas o restooooo, nao dorme nas horas certas, dorme na minha cama, faz birra por tudo, nunca ficou com ninguem nem por meia hora q nao seja eu e o pai dele...entao... cada mãe carrega sua cruz, ops seu filho..rsrs
bjusss
dani

Marcia disse...

Dany, recomendo a leitura do livro da Laura Gutman, ela tem um capítulo sobre alimentação. Eu concordo com ela quando diz que os bebês aprendem a comer brincando. De preferencia usando as proprias mãos, se sujando, experimentando. E acredito que essa fase tem que ser assim recheada de brincadeiras. Ao mesmo tempo sente a mesa com seu marido e façam as refeições na frente dele, comam alegremente, conversem, mostrem que é um momento de prazer. Aos poucos ele irá se aproximar e naturalmente vai querer participar. Aqui sempre foi uma luta para o Gustavinho comer, minha solução foi desencanar totalmente, não quer não come. Fica pra próxima refeição. Essa decisão me fez passar o dia bem mais tranquila :o) Bjs!

Família Alves Lis disse...

Dani, aqui em casa a hora da alimentação parece a hora em que vamos levar para a câmara de gás...rs. Essa coisa da ânsia de vômito me estressa muito, mas quando ofereço uma distração que interessa a ela, ela abre a boca e come. Dar o talher na mão dela ajuda muito, apesar da sujeira. Ela fica tentando comer sozinha (e até consegue bem), e enquanto ela futuca e brinca com a comida para capturar mais alguma coisa em seu garfo, eu venho com outro garfo e enfio mais comida goela abaixo... rs.
Eu espero que seja só fase, mas é uma fase que já está durando uns bons meses aqui...
Abraços!
Lu

Danielle Cardão disse...

Oi, aqui em casa também passo o maior sufoco com o Daniel, quando achei que a dica de uma prima minha de fazer o prato em forma de bichinho, carinha e etc estava dando certo derepente a coisa muda de figura e ele não quer comer. E não é porque ele não tem fome, é porque a comida não agradou ou porque não é miojo ou cupnoodels que são cheios de sal e pimenta. Eu não sei mais o que fazer se eu der o almoço no mesmo horário que eu e meu marido almoçamos, pelo menos quando ele esta em casa, o Daniel não come direito. Sentar na mesa nem pensar ele só senta na mesinha dele com uma cadeirinha e a tv ligada no desenho que ele quer ver. Falo várias coisas pra ele como você precisa comer para ficar forte, eu vou desligar a tv se você não comer e ai começa a gritaria e não tem mais jeito ele não come mais. Pra mim é muito dificil porque preciso cuidar da minha alimentação e fico triste de ver que meu filho pode acabar que nem eu cheia de doenças antes da idade própria. Se eu fizer linguiça ou miojo ele come se tiver algum legume ou folha ele nem olha pra comida. Esses dias coloquei uma boquinha no arroz de chuchu, por conta disso ele não comeu o arroz. O pior é que a pediatra diz que ele tá no peso e na altura ideal e continua engordando e que é pra dar o cálcio e o redoxon. Se alguém tiver alguma idéia para nos ajudar diga, por favor.

Dani Dias Delgado (Mamy Coragem) disse...

Já experiemntou tbm dizer que a bruxa vai pegar? rsrsrsrs, brincadeira.
Mana, não esquenta, é assim mesmo. Mas , aos poucos vc vai tirando isso, pq não dexa de ser um hábito ruim né?
e tbm cansativo viu?
Ak tbm é assim com a Duda, aff!
bjks.

Mãe de um principe disse...

Ai amiga tô passando pelo mesmo dilema e tb ão sei o que fazer e pior ainda pq tenho que desmama-lo pois estou achando que não come bem por esse motivo, não gosta de sucos, não come muita fruta, fico demais triste, vou tirar do peito agora que vai fazer 2 anos p/ ver se come melhor,ele é magrinho tô morrendo de medo de emagrecer mais ainda quando tirar a mama, ô Deus das mães aflitas ajude rs
bjs

Marina Liberman disse...

Olá Dani, sou consultora de Imagem e tenho um blog, acabei que fazer um post sobre grávida e linda, dou algumas dicas para as lindas gestantes. Ficaria feliz em dividir isso com vc. tbém, dá uma passadinha, bjs

http://www.marinaliberman.com.br/blog/index.php/looks/gravida-e-linda/


www.marinaliberman.com.br/blog

Bebelina disse...

Daniiii, to voltando ao mundo dos bloguinhos e tenha certeza que eu tava morrendo de saudades de voces.rs Sobre alimentacao, a Sofia demorou muito pra sentar e comer sozinha, mas hoje ela ja senta e abre a boquinha. Eu nao comprei aquela cadeirinha de alimentacao e acho que por isso que ela demorou a comer. Enfim.. Acho que eh so questao de um jeitinho. hehe Beijao.

-Cath e Bebelina-

Related Posts with Thumbnails

Meu Orkut

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br