domingo, 26 de agosto de 2012

Porque eu escolhi a Escola Adventista?



Eu já ia postar sobre isso, mas não seria agora.
Depois que li um coment  da Mamãe Nádia http://www.mamaenadia.com, decidi antecipar.
Como ela mesmo disse: Vc sabia que o Colégio Adventista é a maior rede de ensino do mundo?
Eu sempre admirei a educação adventista. E sempre carreguei comigo a vontade de ter meu filho em um colégio cristão.
Como a maioria das leitoras do meu blog sabem, eu sou BATISTA e levo muito a sério isso! 
Tiguim cresce nesse meio.  Vai a EBD, lê a Biblia (bomm, eu que leio pra ele), e ora pra dormir. 
Tiguim tem uma formação religiosa excelente, faz oração e conhece muitas historias da Biblia, entende perfeitamente sobre quem e Jesus nas nossas vidas.

eu nao queria que ele perdesse essa essencia numa escola onde nao se fala do amor de Deus.... 
tenho pavor de escola que a criança volta aprendendo besteira, palavroes.......
affff.... 



Apresentamos sete razões em defesa da Educação Cristã Adventista:
1º) A Educação Adventista conduz o aluno à Bíblia, dando-lhe visão para pensar e avaliar.
- Em 1881, quando Ellen White teve a primeira visão sobre a educação dos filhos da igreja, ela mencionou: “ Deus declarou ser desígnio Seu possuir um colégio em que a Bíblia tenha seu devido lugar na educação da juventude.” Testemunho para a Igreja, vol. 5, pág.26.
- Ainda hoje, a Bíblia é o livro central, usado por todos os alunos e defendido por todos os professores. Os conceitos educacionais adventistas, valorizam a Bíblia e defendem seus ensinos. Em todas as disciplinas, o conteúdo sagrado é apoiado, levando o aluno a entender que a Bíblia é o livro que trará a sua existência o verdadeiro significado do que é viver.
- Enquanto que a maioria dos sistemas de ensino apresentam o homem como o centro da existência e o fim em si mesmo, a Educação Adventista, apresenta, pela Bíblia a Deus como centro da vida e que nEle, temos vida eterna.
- Para muitos alunos, o único contato que terão com uma Bíblia durante toda a vida, será em uma sala de aula de um Colégio Adventista.
- E para muitos filhos da igreja, ainda é na escola o único momento da semana em que estarão manuseando o livro Sagrado.
2º) A Educação Adventista apresenta aos jovens a Jesus como Senhor e Salvador.
- A Educação Adventista é evangelística e redentora.
-“No mais alto sentido, a obra da educação e da redenção são uma. …Deve ser o primeiro esforço do professor e seu constante objetivo auxiliar o estudante a compreender estes princípios e entrar com Cristo naquela relação especial que fará daqueles princípios uma força diretriz na vida”. Educação pág. 30.
- Martinho Lutero, ao olhar para o papel da educação dentro da proposta de salvação colocou: “Se eu tivesse que desistir da pregação ou de minhas outras obrigações, não há profissão que eu teria a não ser a de professor escolar, por saber que junto ao ministério (pastoral) esta é a profissão mais útil, grandiosa e superior. Além de que não estou certo sobre qual das duas devo escolher. É difícil fazer um cão velho se tornar manso, ou um mentiroso em um religioso; mas os arbustos são com mais facilidade colocados em certa posição e educados.  Por essa razão, permita que seja considerada uma das mais elevadas virtudes na
terra educar fielmente os filhos dos outros.” Martinho Lutero ( Sermão sobre o dever de enviar os filhos à escola, pág. 264)
- E. G. White aponta que, enquanto “pode parecer que os ensinos da Palavra de Deus não tenham senão pouco efeito sobre a mente e o coração de muitos estudantes,… algumas lições da verdade divina subsistirão na memória até do mais descuidado. O Espírito Santo regará a semente semeada e ela muitas vezes brotará depois de vários dias e dará fruto para a glória de Deus.” Testemunhos para a Igreja. Vol. 05, pág. 26.
- A principal tarefa da educação adventista é ajudar os jovens a encontrarem um relacionamento salvador com Jesus Cristo.
3. A Missão da educação adventista é conduzir ao serviço
- A função da Educação Adventista é ajudar os seres humanos egoístas a obterem uma visão de serviço aos outros.
- As instituições da Educação Adventista em todos os níveis precisam ser vistas como campos de treinamento para ganhadores de almas – em qualquer profissão que escolham. É por isso que tradicionalmente o ensino superior adventista tem se inclinado para profissões como ensino, saúde e áreas de relacionamento.
- Se olharmos para a liderança da igreja, quer seja local ou institucional, veremos que a maior parte tem sido treinada nas escolas adventistas. O que teríamos sem tais instituições ?
- Se ainda olharmos para o desafio de uma igreja emergente, onde 74% dos adventistas atuais, são de primeira geração, e até carecem de uma compreensão básica da doutrina, estrutura e crenças denominacionais, veremos que, o papel da Educação Adventista é fundamental para a transmissão desses pilares da igreja.
4. A Educação Adventista é um dos meios mais eficazes de transmissão de valores eternos.
- A educação adventista, além de conduzir as pessoas à Bíblia, o faz através da perspectiva filosófica das escrituras. Por exemplo: Embora a Bíblia não trate no seu conteúdo principal de assuntos como história e ciências, ela provê uma estrutura que leva o estudante a pensar e organizar os fatos da história, ciências ou outros conteúdos a luz de uma visão criacionista.
- A Bíblia oferece as ferramentas para se poder valorizar e tomar decisões.
- Em outras palavras, a Educação Adventista tem a ver com transmissão de valores.
- Os valores são estratégicos ao pensamento e comportamento humanos, pois formam a base de cada decisão que uma pessoa toma na vida. E a cada dia, tomamos cerca de 15.000 decisões. Em que estamos baseando estas decisões?
- Os jovens são influenciados pela glorificação do consumismo, da violência e imoralidade por meio da mídia, games e música. Todavia as escolas, que deveriam ser o organizador do pensamento humano, inclusive quanto aos valores, estão transmitindo uma visão distorcida do significado da vida e do caminho para a salvação.
- A Educação Adventista, apesar de não ser perfeita, ao considerarmos as alternativas que temos é um dos meios mais eficazes de transmissão de valores bíblicos, e isso por si só já é um passo gigantesco na direção correta.
5. A influência de professores religiosos
- Certamente estamos vendo várias razões que recomendam a Educação Adventista. Outra das mais importantes é a influência de professores religiosos.
- Quando as mensagens expostas aos nossos filhos, em nossa casa, em nossa igreja encontram eco também nas escolas, fica mais fácil de serem assimiladas e vivenciadas por eles.
- Os professores adventistas não são perfeitos, afinal de contas, estão como nós, no mesmo caminho em direção da perfeição, no caminho rumo aos céus. No entanto, apesar das falhas e erros, professam a mesma esperança a mesma fé e o mesmo sentimento.
- As atividades curriculares e extra-curriculares, são desenvolvidas de tal forma que nossos alunos nem percebem que o ambiente da igreja ou o de casa mudou, devido estarmos todos nos preparando para o mesmo lugar.
6. Contribui para que nossos filhos tenham amizades duradouras
- Uma das maiores preocupações que temos como pais, é que tipo de relacionamento nossos filhos terão. Que laços de amizade serão formados, que poderão determinar o futuro de nossos filhos.
- Não devemos nos esquecer de que a maioria dos estudantes aprende mais com os outros estudantes do que com os professores ou os pais.
- Embora qualquer grupo de jovens tenha o seu potencial de problemas, tais problemas podem ser minimizados se uma parte desse grupo compartilha um sistema de valores bíblicos/cristãos/adventistas e tenha interesse em desenvolver um estilo de vida futura que seja construído sobre esses valores.
- E embora não estejamos livres de problemas de todas as ordens imagináveis, ainda assim temos a possibilidade de apresentar aos nossos alunos um ambiente onde possa desenvolver amizades sinceras e duradouras.
7. A Educação Adventista faz parte da Missão da Igreja – Comprometida com a evangelização
- Por último e não menos importante, a Educação Adventista está comprometida com a missão da igreja no aspecto de evangelizar.
- Temos o privilégio de receber diariamente em nossas escolas alunos e familiares que procuram a Educação Adventista, porque confiam nos seus valores ensinados em sala de aula.
- Famílias estas que nunca entrariam em contato com a igreja, mas recebem a informação da salvação em Jesus Cristo, através de seus filhos que freqüentam nossas escolas.
- Somente no ano de 2006, cerca de 867 pessoas foram batizadas, por influência direta da Educação Adventista no território da USB, contando com alunos, familiares e professores que decidiram-se por Jesus, porque estavam em lugar onde Jesus se faz presente.
- Considerando o potencial evangelístico da Educação Adventista, onde o percentual de alunos “não-adventista” chega aos 74% do número total de alunos no território da USB, quando alcançarmos nossa perspectiva de evangelização corretamente, o evangelismo público e a educação cristã servirão de complemento um ao outro na execução da pregação do evangelho.
CONCLUSÃO
- A Educação Adventista tem se mantido no núcleo do processo de construção de uma igreja unida. Embora a denominação continue amadurecendo em seu crescimento, a Educação Adventista está também contribuindo para esse amadurecimento e ajudando a construir cidadãos pensantes e comprometidos com a Missão de salvar. Salvar aqueles que estão aos seus cuidados e ajudar conservar aqueles que farão parte do grupo de cristãos que terminarão a missão de evangelizar para o breve retorno de nosso Senhor Jesus.

8 Comentários:

Mamãe Nádia disse...

Uauuu, que legal!!! Fiquei muito feliz ao ler esse post aqui!!!! Vou divulgar lá no meu blog! Beijos! E obrigada pela menção!

Genislene Borges disse...

Que legal vc conseguir uma escola cristã e um ensino de qualidade.
Combinação perfeita!
Bjus, Genis

*Que tal tirar a verificação de letrinhas??

Karol, a Marinho. disse...

Muito bom uma escola assim, com certeza! Você fez uma ótima escolha... Por a escola é parte fundamental na educação de uma criança!

bjs

Alê disse...

Gata, de fato, a Adventista é uma opção maravilhosa!!! Sem dúvidas vc fez uma ótima escolha! Parabéns...

Isabela Kanupp disse...

Eu não sou cristã, minhas crenças são bemmm diferentes da sua. Mas meu pai é adventista, meu irmão é adventista, e toda minha família é cristã (a tia marlene sempre leva a Bia na igreja batista!). E religião é algo que se discute sim, apesar da minha opinião, a Beatriz é livre para ela seguir o que quiser.
Agora quanto ao colégio Adventista, eu estudei lá. Um ano, não me adaptei, quase repeti de ano, mas porque eu vinha de 7 anos em estudo em colégio publico, então era difícil acompanhar.
Mas no quesito educação é maravilhosa, é aquele colégio que tu fica tranquilo em relação a tudo sabe? E o que mais me atrai é a alimentação vegetariana e saudavél deles. Está no meus planos se tudo der certo a Beatriz estudar no adventista futuramente! ;)


Beijos

www.parabeatriz.com
@maedemerda

Ju Usui disse...

Olá, sou nova por aqui!!! Sou Jú, lá do Miss Yuu!!!!

Eu também adoro as escolas adventistas, eu estudei 8 anos em escola adventista aqui em Manaus. Na época eu não valorizada tanto os princípios religiosos, pois minha família era católica, mas simpatizava muito com a metodologia da escola.

Hoje em dia, consigo perceber os valores que me foram passados, alguns ensinamentos e conduta são muito importantes agora na vida adulta.

Meus gêmeos estudam em uma escola Critã, não atrelada à nenhuma religião, mas os donos da escola eram diretores das escolas adventistas, então simplesmente confiei, pois sei que estão em ótimas mãos!

Bjs,

Julia Usui

Karolina Kissy disse...

A escola adventista é realmente ótima no quesito ensino. Mas não engane em relação a aprender besteiras e palavões em todos os lugares infelizmente isso existe.(Eu estudo em uma universidade adventista e tenho um sobrinho no 2º ano da ensino fundamental. Sou enfermeira formada pelo Unasp ( Centro Universitário Adventista de Ensino)e curso pós graduação em enfermagem Obstétrica . Encontrei seu blog enquanto estudava e AMEI! É gratificante quando vemos que há pessoas que lutam por um parto natural, o que é cada vez mais difícil principalmente em hospitais particulares. Bjos

Unknown disse...

Olá eu e minha esposa também somos batistas e estamos na dúvida em colocar nossos filhos num colégio adventista, mas como opção cristã próxima a minha residência é a única que eu tenho. Gostaria de te pedir que fale um pouco da tua experiência para mim, gostaria de saber se as diferenças doutrinárias são respeitadas, se há algum tipo de pressão a favor do adventismo?

Related Posts with Thumbnails

Meu Orkut

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br